Clube do Peugeot 208

Espaço para a troca de experiências sobre o 208. Manutenção, experiências de uso, dúvidas, tunning, etc.
 
InícioInício  CalendárioCalendário  FAQFAQ  BuscarBuscar  MembrosMembros  GruposGrupos  Registrar-seRegistrar-se  Conectar-se  

Compartilhe | 
 

 2008 DKR: um ousado desafio técnico para enfrentar o Rally Dakar

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo 
AutorMensagem
Rafa
Administrador
Administrador
avatar

Mensagens : 22
km : 45
Data de inscrição : 16/08/2014
Localização : Belo Horizonte

MensagemAssunto: 2008 DKR: um ousado desafio técnico para enfrentar o Rally Dakar   Dom 17 Ago 2014, 21:50

Extraído do site da Peugeot

Depois de impressionar o público com as primeiras imagens do 2008 DRK, a equipe PEUGEOT-Total finalmente revela os segredos guardados sob o capô desse robusto veículo, que assume o desafio no próximo Rally Dakar utilizando tração em apenas duas rodas.

[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]

Dunas, montanhas, leitos de rios, cânions, altíssimas temperaturas, desertos de sal, terrenos acidentados e areais deslizantes são apenas algumas das condições que aguardam o 2008 DKR no próximo Rally Dakar, a maior e mais difícil prova de rali do mundo. Para enfrentar esse grande desafio, a equipe PEUGEOT-Total escolheu uma solução técnica bastante ousada: “Assim como fizemos nas 24 Horas de Le Mans, ao utilizar um protótipo com cockpit fechado, decidimos aqui adotar um conceito inovador”, conta Bruno Famin, diretor da PEUGEOT Sport.

“Quando o assunto é rali cross-country, a maior questão é: correr com tração integral ou em apenas duas rodas. Depois de um estudo detalhado, optamos por adotar a tração dianteira, que apresenta uma série de benefícios interessantes”, revela Famin. Tal decisão permitirá à equipe, mais do que lutar pela vitória, garantir a primeira conquista no Dakar a bordo de um veículo com tração em duas rodas e movido a diesel.

Com o objetivo de equilibrar as chances dos competidores, independentemente da solução de tração adotada, a regulamentação em vigor compensa a inerente vantagem dos veículos 4x4 com alguns benefícios para os veículos com tração em duas rodas. “No automobilismo, o peso é inimigo da performance. No entanto, carros com tração em duas rodas podem ser significativamente mais leves, além da possibilidade de contar com rodas maiores, o que é uma vantagem diante dos obstáculos associados a esse tipo de terreno. Essa característica nos permite minimizar o balanço dianteiro, ou seja, o 2008 DKR quase pode escalar paredes”, afirma Jean-Christophe Pallier, gerente técnico do projeto.

“A suspensão de curso mais longo – 460 mm ao invés de 250 mm – amplia a capacidade do veículo sobre dunas, subidas e absorção de irregularidades, elemento essencial em uma competição como o Rally Dakar. Outra vantagem garantida com a utilização de rodas maiores é o sistema que permite o ajuste remoto da pressão dos pneus, de dentro do cockpit, uma tática que proporciona um precioso ganho de tempo”, completa Pallier.

Para explorar totalmente tais benefícios, os engenheiros da PEUGEOT Sport colocaram à prova sua criatividade para chegar a um carro extremamente compacto. Pallier admite que “ajustar todos os conjuntos essenciais em um pequeno espaço foi muito trabalhoso”. Segundo ele, os carros pequenos tendem a desenvolver uma performance mais confortável nas etapas sinuosas do WRC, então esse formato permite aumentar o potencial dos carros com tração em duas rodas em situações em que os 4x4 costumam ter vantagem.

Além da convicção expressada pela Red Bull nos dois últimos anos de que os veículos com tração em duas rodas possuem excelentes qualidades, mesmo diante de terrenos inóspitos, essa abordagem técnica faz todo o sentido para a PEUGEOT Sport. “Levando-se em conta que o 2008 é um crossover com tração dianteira equipado com Grip Control, o que lhe permite trafegar por qualquer tipo de terreno, é justo que o veículo dele derivado possa enfrentar os desafios impostos pelo Dakar de maneira similiar”, comenta Bruno Famin.

A reportagem original pode ser acessada através do link
Voltar ao Topo Ir em baixo
Ver perfil do usuário http://clubepeugeot208.forumeiros.com
 
2008 DKR: um ousado desafio técnico para enfrentar o Rally Dakar
Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo 
Página 1 de 1
 Tópicos similares
-
» [DÚVIDA] - Qual o óleo certo para motor Zetec Rocam 1.0 (2006)?
» ECOSPORT 4WD: A MELHOR ECOSPORT DA FORD
» Trocar lâmpada do freio
» AJUDA - MANUAL DO "PROPRIETÁRIO" SRAD 1000 2003/2004
» Ponteira de escape para ST 750

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
Clube do Peugeot 208 :: Geral :: Notícias e eventos-
Ir para: