Começa a chover, você fecha os vidros do carro e liga o ar condicionado. A chuva molha o pára brisa e sua visibilidade diminui e você aciona os limpadores de pára brisa.
Esse é um procedimento normal para todo mundo que já dirigiu na chuva (tirando a parte do ar condicionado). É tão rotineiro que muitas vezes nem nos damos conta da importância daquele objeto que retira a água do vidro e nos permite enxergar um pouco melhor.
Os limpadores de pára brisa cumprem um papel importante em termos de segurança ao dirigir, mas muitas vezes são esquecidos pelos motoristas, principalmente por não ser um equipamento de uso cotidiano.
Esse esquecimento pode e leva, muitas vezes, à sua manutenção inadequada, o que por sua vez pode impedir que o equipamento tenha um funcionamento adequado e não cumpra a sua função quando acionado, podendo, em muitos casos piorar a visibilidade de quem dirige, como na imagem a seguir:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]Além disso, pelo fato de o limpador de pára brisa ser um item externo, ele está sujeito às intempéries, como altas e baixas temperaturas e a baixa umidade do ar, que contribuem com o desgaste das palhetas do limpador.
Palhetas desgastadas contribuem para o mau funcionamento do sistema, o que pode acarretar em um maior esforço por parte do pequeno motor do limpador, o que pode ter como consequência o seu sobreaquecimento e eventual queima.
Para evitar passar por esse tipo de situação, basta tomar alguns cuidados simples:
•Nunca use álcool ou outros produtos de limpeza, com exceção de shampoo para a lavagem de carro, para limpar as palhetas, pois estes podem ressecar a borracha. Um pano úmido já é suficiente para fazer a limpeza das palhetas;
•Antes de acionar os limpadores, esguiche um pouco de água no pára brisa, isso ajuda os limpadores a deslizar e reduz o desgaste;
•Verifique a posição do esguicho, não pode estar muito para baixo, pois, dessa maneira a água não atinge todo o vidro e não ajuda na limpeza;
•Nunca misture produtos químicos no reservatório de água, a não ser que seja recomendado e homologado para este uso;
•Sempre mantenha o reservatório de água cheio.
Seguir essas instruções poderá fazer com que a vida útil das palhetas se prolongue e evita danos ao limpador, mas também é necessário verificar o estado das palhetas sempre que o seu funcionamento não esteja correto, devendo trocar as mesmas dependendo de seu estado.
De um modo geral, é recomendado trocar as palhetas uma vez por ano. No Peugeot 208, o procedimento de troca é um pouco diferente, visto que não é possível levantar o limpador dianteiro na posição de descanso, sendo necessário acioná-lo após desligar o veículo de modo que ele se posicione na posição de manutenção.
Feito isso, basta destravar as presilhas e prosseguir com a troca. Lembre-se sempre de certificar que o acessório comprado é compatível com o veículo, o que pode ser verificado na embalagem.